Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014

Tipos de churrasco pelo mundo
Tema do momento:
Churrasco grego ou Döner kebab

 


















A carne utilizada para se fazer os döner kebabs pode ser de cordeiro, bovina, vitela ou frango e, raramente, porco. Geralmente um sanduíche de döner é servido com uma salada feita de alface fatiada, tomates e cebolas, por vezes com repolho e pepino. Freqüentemente adiciona-se diversos molhos, alguns picantes, ou feitos com iogurte (tzatziki). 

Os donairs feitos da costa atlântica do Canadá são quase sempre feitos com um molho de alho agridoce, chamado de donair sauce. A maioria dos vendedores de kebab na Europa também vendem batatas fritas, que podem ser servidas como acompanhamento, ou enroladas juntamente com a carne e a salada. Por vezes podem-se acrescentar ingredientes ainda mais variados, como homus (pasta de grão-de-bico),tahini (pasta de gergelim) ou queijo branco turco. 

Existem duas maneiras básicas de se preparar a carne para os döner kebabs:

- O método mais comum e autêntico é o de empilhar diversas fatias temperadas de carne sobre um espeto vertical em forma de cilindro. Esta pilha é então assada pelas grelhas movidas a eletricidade ou gás natural localizadas em volta do espeto. Tomates e cebolas podem ser acrescentados ao topo da pilha, para que seus sucos naturais escorram para a carne, mantendo-a úmida.

- Alguns locais mais populares servem uma combinação de carne temperada, fatiada e moída, cozida sobre uma grelha tradicional, como sendo döner kebab. Na Alemanha estabeleceu-se que a proporção de carne moída na mistura não poderia ultrapassar os 60%.

As carnes são cortadas do espeto através de facas muito longas e afiadas, ou, por vezes, facas elétricas - que produzem fatias mais finas, aumentando o número de porções obtidas de uma pilha de carne.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário