Em outro artigo, mostramos para vocês as diferenças entre o carvão vegetal e o carvão mineral. Hoje, vamos trazer algumas dicas que serão muito úteis na hora de você comprar seu carvão para preparar um belo churrasco.
Assim como na hora de comprar um galão de água mineral, você deve tomar alguns cuidados na hora de escolher o carvão que irá utilizar para seu evento. Muitos não sabem, mas a melhor maneira de se fazer um ótimo churrasco começa com a escolha do carvão certo. Se ele tiver uma qualidade ruim, até o gosto da carne pode ficar prejudicado.
Os melhores tipos possíveis são os de madeira de eucalipto ou de acácia negra. Eles possuem uma ótima textura, são homogêneos e têm um ótimo rendimento.
Na hora de olhar o carvão, veja se ele produz muito pó, é quebradiço e disforme, se for assim, fuja. Marcas com essas qualidades geralmente não são muito boas. O carvão deve vir grande, seco e uniforme, e se possível a marca deve utilizar matérias primas que preservem a natureza.

Quantidade de carvão para um churrasco

Outro ponto que pode gerar dúvida em churrasqueiros menos experientes, é a quantidade de carvão a ser comprada para o churrasco. Ela pode variar por diversos fatores, como:
  • Tipo de churrasqueira
  • Tipo de carne
  • Cortes a serem assados (Costelas demoram mais do que fatias de carne para assar.)
  • Clima
Além dos motivos listados, a experiência do churrasqueiro também influencia na quantidade de carvão gasto. Para fazer uma média, vamos usar a conta de um churrasco feito para apenas dez pessoas. O ideal seriam 4 Kg de carvão, porém se lembre dos fatos já citados e tenha sempre carvão sobrando.

fonte: barraice