Erros mais comuns na hora do churrasco
Confira alguns dos erros mais comuns na hora do churrasco e aprenda a melhorar a qualidade de suas carnes
Ser churrasqueiro é um ofício por vezes duro, por vezes recompensador. Mesmo sabendo muitos macetes e dicas repassadas por mestres churrasqueiros, muito só é aprendido através da prática.Ponto do fogo, ponto das carnes, o uso do sal, uso de álcool, reaproveitamento das brasas… São muitos detalhes para se lembrar, e cada um deles afeta o resultado final. Anteriormente, o Portal Sabores mostrou algumas dicas para melhorar a qualidade do seu churrasco e de suas carnes assadas. Hoje falaremos dos erros mais comuns cometidos por mestres e aspirantes a churrasqueiros.
Confira abaixo uma lista dos erros mais comuns na hora do churrasco. As dicas a seguir são do Uol Comidas e Bebidas.
O uso do álcool líquido na hora do churrasco
Não é recomendado utilizar álcool líquido para acender o carvão, pois ele produz uma chama brusca e temporária. Observe também a quantidade de carvão utilizada, em demasia. O ideal é colocar todo o conteúdo do saco em um canto da churrasqueira, deixando apenas uma pequena parte sob a grelha. Vá trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro quando necessário.
Dica: Dê preferência para o uso da pastilha de álcool em gel, à venda em supermercados. Faça uma “casinha” com o carvão. Ao lado, estão as cinzas do churrasco anterior. Sempre mantenha um pouco dessas cinzas na churrasqueira -elas devem ser colocadas sobre a brasa já formada, pois evitarão que se formem labaredas (chamas) quando a gordura da carne pingar pela grelha.
Quantidade de sal
Não faça uma cama de sal grosso: isso fará com que a carne se desidrate e perca seu sabor .
Não exagere no sal. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedacinhos menores para peças menores. Você pode moê-lo no liquidificador, por exemplo.
Dica: em um prato, coloque um punhado de sal e acomode a carne, jogando mais um punhado de sal sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assá-la, elimine o excesso com as mãos.
Altura da carne com relação ao fogo
Deixar a carne próxima à brasa, a cerca de 15 cm de altura, tem como objetivo grelhar ou apenas selar, o que não é recomendado para a costela, por exemplo, que precisa de um tempo maior de cocção.
Nunca cubra toda a carne com sal grosso. Isso irá desidratá-la, perdendo sua suculência
Dica: Grelhar ou assar? Se ficar a 15 cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para peças menores. Para assar, Tatiana recomenda as alturas de 40 cm (para pedaços médios) e 60 cm (grandes).
O lado certo da picanha
Não inicie a cocção da picanha colocando o lado da gordura para baixo. Isso fará com que ela “perca” essa camada que deixará a peça mais saborosa. Observe a chama alta, indesejada. Quando fizer um churrasco, evite as labaredas, pois a ideia não é colocar fogo na carne. Lembre-se de que as cinzas do churrasco anterior colocadas sobre as brasas evitam as chamas bruscas causadas pelos respingos de gordura.
Dica: Sele a carne (deixando a picanha a 15 cm da brasa) por quatro minutos apenas o lado sem gordura. Em seguida, mude sua posição para cerca de 40 cm de altura, assando-a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário