Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Picanha do Boi Angus - Porque é a melhor?



Não é a toa que a raça obtém os melhores prêmios do setor em diversas partes do mundo. Ela atende exigências de mercados como o europeu, por exemplo, por ser de altíssima qualidade. Um dos motivos é porque a camada de gordura contida nas carnes de Angus é considerada perfeita, nem fina nem grossa e ainda é marmorizada, ou seja, ela é entremeada na musculatura do animal o que acaba deixando a carne mais magra com o mesmo sabor da carne mais gorda, sem necessariamente consumir tanta gordura.
A carne é muito macia.

Mas não é só isso…

A eferverscência de mercado agradece muito às características produtivas da raça. O Angus é de origem escocesa e vem sendo estudado e modificado geneticamente desde 1800. Para o pecuarista é importante não só que o boi alcance a pesagem ideal para corte o mais rápido possível, o que a espécie Aberdeen Angus consegue, mas também que gere matrizes férteis e que tenham grande capacidade de reprodução, com menor número de perdas. Além disso é o parto bovino mais facilitado, a recuperação da fêmea é mais rápida o que acelera mais ainda o ciclo produtivo.
O Angus ainda tem uma grande resistência a enfermidades além de se adequar facilmente a condições climáticas, conseguir sobreviver em locais secos ou alagados, altos ou baixos, as fêmeas continuarem amamentando com eficácia mesmo em regiões onde o pasto está mais escasso justamente pelo motivo que faz a carne ser gostosa: a gordura marmorizada, uma reserva de energia.

Desvantagem?

A única desvantagem, do ponto de vista do consumidor, é que é uma carne um pouco mais cara. Apesar de ter seu custo minimizado pela facilidade de procriação, tem todo um processo com elevado grau de profissionalização e tecnologia para produzí-la.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

    Dicas de uso para as  grelhas Amaral em alumínio

Hoje conversando com algumas pessoas que tem em casa uma grelha para churrasco em alumínio, notei a falta informação sobre as formas adequadas de uso. Então seguem abaixo dicas simples que poderão ajudar a conservar a sua grelha e preparar aquele suculento churrasco.


Para conservar e manter a qualidade da sua grelha em alumínio é aconselhável tomar alguns cuidados:
- Evite usar a sua grelha sobre labaredas ou com fogo de lenha. O alumínio e próprio para a temperatura do carvão.
- Ao terminar de usar deixe-a esfriar para lavar, pois ao contrário de outros tipos de grelha, esse modelo em alumínio pode destemperar se for lavado quando estiver quente.
- Não se preocupe pois tomando os cuidados acima sua grelha terá uma longa vida útil deixando seu churrasco higienizado e com qualidade.
Em breve estaremos divulgando os locais onde você poderá encontrar os produtos Amaral

Até a próxima dica.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vinho para toda ocasião

                    Dicas para compatibilizar os vinhos aos pratos

O vinho tem o poder de enriquecer qualquer ocasião, seja triste ou feliz. Abrir um bom vinho sobrepuja qualquer tipo de sentimento, enaltece, vangloria, ecoa. Pasteur dizia que existe mais filosofia em uma garrafa de vinho do que em todos os livros e eu concordo plenamente com ele. 
Em todos os momentos o vinho se faz um excelente companheiro. O que seria de um encontro romântico sem a presença de um efervescente e gelado espumante? Apenas a presença de uma garrafa entre um casal já inunda o instante de magia.
Em termos gerais na escolha de vinhos o bom senso é fundamental. Comidas gordurosas combinam melhor com vinhos mais ácidos. Refeições leves e de sabor suave pedem vinhos de mesma intensidade, para que um não prevaleça sobre o outro. O acompanhamento ou o molho são mais determinantes na escolha do vinho, do que o tipo de alimento.
Normalmente, massas  combinam com o vinho tinto, mas se o molho for branco, a combinação fica melhor com o vinho branco.
Existem vinhos que combinam com cada ocasião, os alegres, os românticos, os filosóficos, os sisudos, os formais, é só escolher o momento e o vinho certo e a intenção desse artigo é ajudá-lo nessa prazerosa missão:
ALMOÇO EM FAMÍLIA: O tradicional almoço em família pede vinhos alegres e fáceis de tomar, inicie o almoço servindo um espumante brut ou demi-sec e a mesa opte por um Valpolicella ou Bardolino (Itália), caso os pratos servidos sejam as tradicionais massas.
CHURRASCO: Se engana quem acha que o melhor parceiro do churrasco é a cerveja, ledo, triste e indigesto engano, vinho e churrasco nasceram um para o outro. Uma das mais perfeitas combinações é a carne mal passada com o rústico tannat. Os taninos presentes no vinho se tornam pura seda ao serem compatibilizados com a proteína existente na carne. Então, experimente a partir de hoje acompanhar o seu churrasco com um denso Tannat (Uruguay) ou um suculento e macio Malbec (Argentina). 
JANTAR ROMÂNTICO: Na minha opinião o mais romântico dos tintos, sem dúvida, é o Amarone de La Valpolicella. Elaborado com uvas passificadas, esse vinho possui grande percentual de álcool e certa doçura discreta, que encanta o paladar. Por si só o vinho já remete a um clima para lá de sensual, mas por ser intenso e encorpado pede pratos de igual peso e refinamento, como: queijos salgados e nobres, como parmeggiano reggiano; carnes longamente cozidas, as de caça são excelente opções para a compatibilização. Mas se a intenção é só brindar, um espumante rosé é o ideal, principalmente se acompanhado de canapés de salmão defumado.
FIM DE ANO: Celebrar é a palavra! É de lei iniciar com um espumante e depois adequar cada prato a um vinho diferente, como: saladas e entradas com os brancos de boa acidez; pratos principais com vinhos de estirpe apropriados para ocasião. Neste caso é necessária a análise dos pratos para podermos compatibilizar corretamente com os vinhos. Pode-se também optar por servir espumantes do início ao fim e surpreender positivamente seus convidados.
FIM DE SEMANA NA PRAIA: Nada melhor do que colocar na ala várias garrafas de Sauvignon Blanc, Viogner e Gewustraminer, estas castas são as parceiras ideais dos frutos do mar. O Sauvignon Blanc principalmente se destaca na combinação com ostras e mariscos, e para acompanhar lula a dorê. Já para o peixe e camarão frito, vá de espumante rosé sem medo de ser feliz!
REUNIÃO COM OS AMIGOS: é comum reunir os amigos para curtir um fondue nestas noites frias. Para o tradicional fondue de queijo, o ideal é combinar o vinho branco, de preferência o chardonnay com leve passagem em barricas, embora muitos prefiram a companhia do tinto, e para errar menos, opte por tintos mais leves elaborados com a casta Pinot Noir ou o jovem Tempranillo. Para o fondue de carne opte por tintos de boa acidez, como sangiovese, jovens malbec, cabernet sauvignon e cabernet franc. Outro tema recorrente a mesa dos amigos são as tábuas de queijos e frios, e esse dá trabalho para o sommelier. Apesar de aparentar simplicidade é uma das compatibilizações que rendem mais erros, pois cada queijo pede um tipo de vinho e os frios e embutidos se chocam com os tintos, por conta da grande quantidade de sal que se choca com os taninos, tornando o vinho rascante e desequilibrado. A melhor opção nesse caso é optar pelos espumantes ou vinhos roses de boa acidez, caso a escolha ainda seja o tinto, tente optar por castas mais leves como Pinot Noir, Gamay e Pinotage sem passagem em barricas.
De fato, o mais importante é sempre alçar o vinho ao primeiro plano em todas as nossas escolhas, afinal como diz meu amigo João Fillipe Clemente: “Você não pediu para nascer e, salvo raríssimas exceções, morrerá contra a sua vontade. Então, trate de aproveitar o intervalo entre esses dois momentos da melhor maneira possível; beba bons vinhos e coma bons pratos compartilhando-os com bons amigos.”  
Luciana Freire
Sommeliere ABS-SP

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Gaúchos revelam seus segredos para assar um churrasco perfeito

Patrões de piquetes apontam carne, fogo e sal como itens principais.
Evento exala cheiro da carne assada no Centro de Porto Alegre.

Luiza Carneiro
Do G1 RS

Aloisio Perufo dá dicas de como salgar a carne para um bom churrasco (Foto: Luiza Carneiro/RBS TV)Aloisio Perufo dá dicas de como salgar a carne para um bom churrasco (Foto: Luiza Carneiro/RBS TV)

O fogo de chão é o modo preferido dos tradicionalistas para assar a carne no local, embora existam muitas maneiras diferentes. O patrão do piquete Flor e Truco, Edison Cuti Fontoura, explica que o grande segredo para um bom churrasco é a temperatura do fogo.
Caminhar pelo Acampamento Farroupilha de Porto Alegre e não se deixar seduzir pelo cheiro de churrasco é uma tarefa quase impossível. Os cerca de 300 piquetes que estão no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho neste ano têm em comum pelo menos um item: a churrasqueira.
“Não pode ser labareda”, alertou enquanto preparava uma paleta inteira. “A carne precisa estar posicionada em uma altura limite, alta, e deve ser assada por pelo menos três horas”, contou.
Patrão de piquete aponta temperatura do fogo como principal dica para assar um churrasco (Foto: Luiza Carneiro/G1)Patrão aponta temperatura do fogo como principal
dica para assar um churrasco (Foto: Luiza
Carneiro/G1)
O homem acampa no espaço há 10 anos e já esqueceu quantas vezes preparou a refeição. “O segredo é saber comprar uma boa carne, não pode ser muito magra, tem que ter gordura. Senão depois quando assa fica seca”, completou.
Quem também tem dicas e entende da "arte" é o patrão do piquete Figueira do 35, Jorge Dirceu. Ele conta que em algumas regiões do Rio Grande do Sul, principalmente as colonizadas por alemães, a carne era salgada na salmora.
“Tem que saber colocar o sal e escolhê-lo. O sal grosso iodado é o certo. Tu bates apenas quando for servir, e não pode esfregar na carne”, disse Dirceu, que diz usar apenas este ingrediente no tempero.
Dirceu estava ao lado do amigo Aloisio Perufo, que assava uma peça no momento em que conversava com o G1. Ele cita outra dica: salgar em temperatura fria. “Senão vira charque”, brincou
.

domingo, 21 de setembro de 2014

Churrasqueiras de luxo

Essas churrasqueiras são para quem gosta de churrasco e esta disposto a investir um pouco mais.
As tradicionais churrasqueiras de design opaco e utilitarista, ganharam a companhia de modelos modernos, de luxo, com design sofisticado e que também assam carne.
Confira então os modelos que separei para vocês!


















Design: Churrasqueiras de luxo

E ai, já escolheu a sua?

Os segredos das carnes para churrasco

O churrasco é o campeão do fim de semana. Os brasileiros tem esse costume: chamar os amigos, assar umas carnes e tomar uma cerveja bem gelada. Cada churrasco tem sua peculiaridade, mas existem carnes que não podem ficar de fora da festa.

Carnes que não podem faltar no churrasco

As carnes são o prato principal de qualquer churrasco. Os acompanhamos e os molhos também são importantes, mas o preparo da carne deve ser observado com muita atenção.
Confira a lista com as carnes mais suculentas:
  • Picanha: Essa é a campeã. Não existe um churrasco sem ela. Escolher uma peça com gordura uniforme de um centímetro de espessura é fundamental para garantir o sabor da carne.
  • Costela, Bisteca e T-bone: O segredo das carnes com osso é a espessura do bife. Nestes casos ele deve ter pelo menos 2 centímetros.
  • Maminha, Fraldinha e Contra-filé: essas carnes devem ser cortadas na transversal, do lado contrário da fibra da carne. Elas são carnes de preparo rápido, por isso podem ser assadas na brasa quente, sem a necessidade de fogo alto.

Evite o desperdício no churrasco

Em um churrasco, o cálculo da quantidade também é um fator muito importante. Recomenda-se que, para cada convidado, compre-se 400 gramas de carne crua. Essa quantidade é estimada para um churrasco com 4 horas de duração, que tenha guarnições como saladas, arroz, pão de alho etc.
E não esqueça: Para um churrasco de sucesso você deve observar as facas usadas, os espetos, e não esquecer o gelo, o carvão, a água e a cerveja!

fonte: barraice

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A HISTÓRIA DO CHURRASCO  
                                      
Segundo indicam os fatos históricos, foi no século XVII que no Rio Grande do Sul surgiu a forma gaúcha de se fazer churrasco, que hoje se difundiu por todo país e tem até reconhecimento e apreciação internacional. Além disto, tornou-se sinônimo de festa e confraternização entre familiares e amigos.
A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras com auxílio de uma grelha de madeira verde, mas foi na região do grande pampa que
o churrasco encontrou o seu ambiente ideal.
A pecuária sempre foi uma das maiores riquezas do Uruguai, da Argentina e do sul do Brasil, na chamada região dos pampas, e a lida com o gado afastava os homens do campo por longos períodos de suas casas.
O churrasco era uma forma mais prática de fazer uma refeição, pois tudo que era necessário para preparar a refeição estava à mão: uma boa faca afiada, uma fogueira preparada em um buraco cavado no chão (fogo de chão), um espeto de vara que podia ser preparado na hora com galhos, um generoso pedaço de carne e sal grosso. O sal grosso aliás, era e até hoje é utilizado como complemento na alimentação dos bovinos. A carne era cortada em pequenos pedaços e servida, iniciando a forma de se servir carne chamada de rodízio. E estava assim criado o jeito gaúcho de se preparar churrasco.

A princípio, o churrasco como conhecemos hoje era muito raro, pois não havia preocupação com o comércio da carne bovina, e sim do couro e sebo.
No Rio Grande do Sul, o churrasco até hoje faz parte da cultura do gaúcho, estando também sempre presente na vida do campeiro gaúcho. Em todo o Brasil, existem milhares de churrascarias, que satisfazem a todos com a qualidade e grande oferta de carnes, saladas, acompanhamentos e sobremesas.
Hoje existem churrascarias brasileiras espalhadas pelo mundo, que estão fazendo muito sucesso em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Suíça, Inglaterra, Macau, Singapura e Tailândia. É a cultura brasileira se espalhando pelo mundo.
 

As melhores carnes para churrasco


Olá Amigos vamos conversar hoje sobre as melhores carnes pra se fazer um churrasco.

ALCATRA
Fica na parte traseira do boi junto ao dorso, e é um dos cortes mais nobres e saborosos para churrasco. A chamada alcatra inteira compreende a picanha, a maminha e o miolo da alcatra (de onde vem o baby beef). A parte de dentro, chamada coração da alcatra, é um excelente pedaço para churrasco. A alcatra deve ser de preferência preparada na grelha e assa rapidamente, ficando pronta em 15 a 20 minutos. Se for utilizar o espeto, corte a alcatra em fatias de 8 a 10 cm. de comprimento ou então em pequenos cubos. Evite cortes finos, porque a carne resseca com facilidade.

PICANHA
Tem formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser retirada para assar pois alterará seu sabor e suculência. A picanha é uma carne que varia entre 1kg e 1,3kg. Preste atenção se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,3 kg, peças maiores incluem um pedaço de coxão duro. Se a parte de baixo ainda estiver com ´nervura´ ou ´pele´ prateada, retire-a antes de salgar e levar a carne ao fogo. Para assar a picanha em um espeto, corte em fatias grossas, com cerca de quatro dedos de distância entre os cortes. Para preparar picanha na grelha, corte-a em pedaços grossos, para deixá-la mal passada em seu interior, pois a picanha endurece um pouco se passar do ponto certo. Deve ser servida ao ponto ou mal passada.

MAMINHA
A ponta da alcatra ou colita del cuadril. É uma carne saborosa e suculenta. Deve ser preparada de preferência em espeto, para que seja fatiada aos poucos em fatias finas. Limpe-a bem antes de assar, e tempere-a apenas com sal grosso. Na grelha, também fica saborosa. Deve ser servida entre mal passada até ao ponto, pois se ficar muito passada o sabor pode se alterar.

CONTRAFILÉ
Também conhecido como filé curto ou lombo desossado, ou bife de chorizo (Argentina e Uruguai). É macio, tem sabor acentuado e muito suco. Deve ser servido mal passado, no máximo, ao ponto, em bifes grossos ou então fatiado e servido picado.

FILÉ MIGNON
O mais nobre dos cortes, caracteriza-se pela maciez e sabor adocicado. Não é das carnes mais procuradas para churrasco, mas pode dar excelente resultado quando preparado na grelha (sempre em pedaços grandes ou inteiro). Também pode entrar como ingrediente do "xixo" ou "espetinho", com outro tipo de carne como frango ou carne suína, lingüiça, bacon ,cebola, pimentão, etc

COSTELA
Em duas versões: costela minga ou costela ponta de agulha e costela ripa. A minga sai da parte inferior da caixa torácica, formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, e é mais entremeada de gorduras e carnes. O ideal é comprá-la em casas especializadas em churrasco, para que esteja cortada no tamanho certo e bem limpa. A costela ripa é aquela parte de cima do boi junto ao dorso. Tem ossos maiores e mais largos e a carne um pouco mais seca. As duas devem ir às brasas com o lado do osso virado para baixo. Só depois de bem assadas, devem ser viradas. Deve ser servida ao ponto. No Uruguai e na Argentina, recebe o nome de asado de tira e é cortada bem fina, em porções com cerca de 5 cm. de osso.

FRALDINHA OU VAZIO
É a ponta com carne da costela minga ou ponta de agulha. Escolha sempre fraldinhas grandes e com gordura, o que indica que ela provém de um animal de boa qualidade. A gordura deve ser retirada na hora de servir. Teste sempre durante o assado, pois ela pode estar muito crua em um momento e logo passar do ponto, ficando seca. Seu modo de preparo é simples mas deve ser cuidadoso: basta espetar a carne com parte maior para o lado de dentro (do espeto) e a porção mais fina em direção à ponta do espeto. Coloque bastante sal grosso e asse na churrasqueira em altura média. Para servir, bata na carne com as costas de uma faca, para eliminar o excesso de sal grosso, e corte-a em fatias. Se for levar de volta o fogo, espalhe um pouco de sal refinado. É muito saborosa, sendo considerada uma das melhores carnes para churrasco, devendo ser cortada em pedaços grossos.

GRANITO / PEITO
É carne do peito e vem com osso e bastante gordura. Deve ser assado com bastante calor e por muito tempo. Na hora de servir, deve-se retirar a gordura, em geral de cor amarelada.

CHULETA OU BISTECA
Parente nacional do corte americano conhecido como T-bone steak e do entrecôte francês. É muito saborosa e entremeada de gordura. Fica excelente cortada em pedaços com cerca de dois dedos de espessura e temperada apenas com sal grosso, e colocada na grelha a 20-25 cm. de altura do braseiro por cerca de 15 a 20 minutos. Para saber o momento exato de virar a carne na grelha, espere até que o suco da carne ´brote´ na superfície, o que ocorre em aproximadamente 7 a 10 minutos. Este é o momento de pegá-la com uma pinça comprida e virá-la.

CUPIM
O cupim é o conjunto de fibras musculares, entremeadas de gordura, situadas logo atrás do pescoço de bovinos de raça ou cruza zebuína. Tem sabor característico e paladar agradável, devendo sempre ser cozida lentamente. Muito utilizada em churrascos, pode ser assada enrolada em várias camadas de celofane especial para culinária que distribui o calor uniformemente e promove o cozimento da carne em seu próprio suco.

PAMPLONA
A pamplona é uma especialidade uruguaia tradicionalmente preparada com o coração de filé mignon ou picanha recheados de tempero verde. Hoje é feita também com lombo de porco e filé de frango.

BIFE DE CHORIZO
O bife de chorizo é bastante popular na Argentina, sendo cortado do contrafilé de gado de raças européias. É preparado na grelha em braseiro forte, cortado em bifes grossos e polvilhado com sal grosso.

ASSADO DE TIRA
O assado de tira é bastante apreciado na Argentina, sendo a costela do novilho precoce cortada em tiras de aproximadamente 8 cm. de largura. Tem carne bastante tenra e fica pronto rapidamente, levando somente 20 a 30 minutos na grelha.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Festa sem problemas - como estar bem no dia seguinte

Festa sem problema – Como estar bem no dia seguinte

Provavelmente você já foi a alguma festa e no outro dia se arrependeu. Seja por uma dor de cabeça, enjoo, dores estomacais ou aquele probleminha que faz você não poder ficar longe de qualquer banheiro.
Se esses problemas já aconteceram com você, existe a possibilidade da ingestão de algo fora da validade ou contaminado. Ou de um consumo incorreto e excessivo de determinados alimentos ou bebidas.
Veja algumas dicas para você curtir numa boa:

Bebidas alcoólicas 

Temperatura

Seja de cerveja, vinho ou bebida destilada, ressaca é uma pedra no sapato. Enjoo, intolerância à claridade e muita indisposição são alguns dos efeitos. Existem formas de se evitar isso. Para começar, é bom observar a temperatura da bebida. Cada uma tem a sua temperatura ideal. Não beba cerveja quente, por exemplo.

Desidratação

Como o álcool é diurético, ele nos faz desidratar com mais facilidade. Portanto, o ideal é beber bastante água durante a ingestão de bebidas. No caso de vinho, o indicado é 1 copo d’água a cada taça.

Churrasco

Carnes, principalmente as vermelhas, têm fama de serem alimentos de difícil digestão pelo nosso organismo. Para você ter uma ideia, o tempo de digestão de um bife médio pode ser de até 3 horas.
Dosar as porções na hora da festa é essencial para não ter complicações estomacais durante e nem depois. E o mesmo vale para outros tipos de festas. Salgadinhos de milho também causam complicações caso não se tenha cuidado.

Moderação sempre

O grande pulo do gato para curtir as festas está na palavra "moderação". Além de não ser saudável, não é elegante cometer excessos em festas. Siga esses conselhos básicos e tenha uma excelente festa.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Modelos estranhos de churrasqueira

Churrasco é uma delícia, não é verdade? O cheiro da carne assando, a gordura pingando e o barulho do carvão estalando são incríveis. O seu churrasco pode ser ainda mais divertido. Muitas pessoas pelo mundo fazem suas próprias churrasqueiras descoladas, abusando da criatividade e construindo peças muito curiosas. Mas o importante é que elas façam o seu dever direito: deixar a maminha no ponto para todo mundo curtir um churrasco sem encarar uma indigestão depois. Confira nas fotos!

Modelos estranhos de churrasqueira Forma de triciclo

Imagina viajar ouvindo um rock’n'roll em cima desse incrível triciclo e ainda poder parar e fazer um churrasco com seus amigos.

Motor de Ferrari

churrasqueira ferrari
Não se sabe o porquê de uma Ferrari virar churrasqueira, mas o resultado ficou muito legal.

Locomotiva

churrasqueira locomotiva
Um churrasco com tom retrô. A caldeira dessa locomotiva ficou ótima para isolar o calor e assar a carne com facilidade.

Dragão

churrasqueira dragão
Um pouco assustadora, mas uma bela ornamentação para quem curte apetrechos orientais.

Revólver

churrasqueira revólver
Essa churrasqueira em formato de revólver é indicada para veteranos de guerra. Eles podem matar a saudade enquanto preparam seu churrasco.

Preparo é tudo!

Algumas ideias são um tanto excêntricas, mas o que vale é a intenção de reunir pessoas para apreciar uma deliciosa carne e desfrutar bons momentos juntos.

Fotos: Churrasqueiras Criativas e Curiosas
Será que assim também vale?????????????
 

CHURRASCO GAÚCHO

Churrasco Gaúcho
Assar a carne em brasa é uma atividade que já acontecia na pré-história, quando o homem já tinha dominado o fogo. Desde aquele tempo, percebeu-se que a carne depois de assada se tornava mais macia e, por isso, mais fácil de ser consumida.

Churrasco no estilo Fogo de Chão

Ao longo dos séculos a técnica foi se reinventando, até chegar à que conhecemos hoje – carvão na churrasqueira e carnes no espeto e na grelha. Entretanto, no Sul do país, região tradicional na arte do churrasco, esse modo de preparo às vezes segue a forma mais primitiva, conhecida como fogo de chão.
O fogo de chão é a forma de preparo que consiste em colocar o espeto com a carne fincado no chão e as brasas queimando em volta. Recomenda-se que a vala que repousa a lenha tenha 30 centímetros de profundidade e que o fogo seja aceso uma hora antes de colocar as carnes para assar.

Churrasco em casa

O churrasco no mais autêntico estilo Gaúcho requer um espaço aberto e bem amplo, em sua casa ou sítio. Mas, aquele delicioso churrasco de domingo pode e deve ser feito na boa e velha churrasqueira, caso não se tenha esse espaço em casa!
Para um churrasco de primeira, o importante mesmo é gostar de carne, de se reunir com os amigos e tomar aquela uma cerveja gelada para acompanhar!

fonte: barraice

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Carne faz bem ao cérebro

Carne faz bem ao cérebro

Esse é o post que, com certeza total, vai dar mais um motivo para você fazer churrasco. Afinal, não são só os jogos do seu time e aniversários que merecem comemoração.
Fazer um churrasco promove interações sociais, e isso é muito positivo. Mas a carne consumida, segundo estudos recentes, aumentou o tamanho do nosso cérebro.

O Homo Habilis, nosso ancestral de longa data – cerca de 2,3 milhões de anos atrás – ingeria vegetais duros e fibrosos para suprir suas necessidades energéticas, matava pequenos animais, roedores em geral, além de consumir carcaças de animais já mortos por outros predadores ou de causas naturais.
De acordo com uma pesquisa científica, o Homo Habilis começou a apresentar um desenvolvimento do cérebro depois que começou a ingerir carne. A explicação é que os vegetais não ofereciam energia suficiente para o corpo e para o cérebro, que é o maior consumidor de energia do corpo – 20% do total.
A pesquisa ainda diz que o cozimento dos alimentos favoreceu muito. Ao cozinhar os alimentos, ele se amolece e isso torna sua mastigação e digestão mais fácil, economizando energia no funcionamento do organismo e cedendo mais para o cérebro.

Brinde aos ancestrais

Como você pode ver, o churrasquinho com os amigos tem seus benefícios. Mas não vá abusar e ingerir demais. Moderação é a palavra.

fonte BarraIce

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dicas de utensílios para se fazer um bom churrasco

O que não pode faltar na hora de preparar no ponto ou mal passado


Uma opção para aniversários, batizados ou qualquer outro evento comemorativo é o churrasco. Para ter sucesso nesta empreitada, o equipamento precisa ser adequado e limpo, além da carne ser de primeira, a bebida gelada e o churrasqueiro ser muito bom na hora de preparar a carne toda. Aliás, por falar em carne, a escolha dela é essencial para o sucesso, então encontre um açougue de sua confiança.

Qual o segredo do churrasco?
Segue agora uma listagem de utensílios para se fazer um bom churrasco!
batedor de sal e
 espalhador de carvão
A churrasqueira ou a grelha precisa estar limpa. Para uma churrasqueira feita com tijolos é preciso ter uma abertura para ventilação da brasa e saída de fumaça. Os espetos precisam ter um tamanho compatível também, não curto e nem longo. Dê uma conferida no local para averiguar o tamanho de tudo para poder levar modelos que encaixem de maneira correta.

churras

Economize espaço com uma churrasqueira inusitada

Os espetos mais largos e firmes servem para pedaços mais pesados ao mesmo tempo em que os espetos mais finos são mais indicados para aperitivos como coração de galinha e linguiça e alguns modelos especiais, como os espetos duplos, são usados para peças muito grandes. Ao fim do churrasco, lave imediatamente os espetos já que a presença de sal e gordura é prejudicial para os mesmos a longo prazo. Lembre-se que artigos em alumínio precisam esfriar antes de serem lavados para não destemperar e prejudicar a qualidade do material.

Tábuas
Use uma tábua grande para cortar a carne de forma higiênica. As de vidro são mais higiênicas mas o preço é muito elevado, mas modelos de polipropileno e as feita com madeira são as mais tradicionais e baratas. Lavar bem a tábua para evitar o acúmulo de bactérias.

churrasco

Corte certo
As facas precisam estar afiadas e nunca não devem ser usadas com a finalidade de abrir latas e nem para cortar ossos de galinha, para evitar a perda do fio. Passar a faca na água fervendo também ajuda a retirar o fio. Existe uma faca específica para desossar, geralmente mais fina e usada não apenas para o frango, mas para alguns tipos de carne carne e em alguns casos até mesmo peixe.

Saiba como escolher a carne para o churrasco

Para ajudar o serviço
O garfo trinchante (que é aquele grande) ajuda para segurar a carne no corte, para virar peças na grelha e na retirada da carne do espeto. A pinça também é útil para virar linguiças e pedaços menores em grelhas e a espátula é recomendada quando há hambúrgueres ou pedaços menores e achatados.

grelha argentina inox
grelha tela moeda inox
carne

Queimando carvão
As opções para o fogo giram em torno do carvão feito de eucalipto (que não produz cheiro e pouco pó, além de render bem mais do que alguns outros tipos) e da lenha. Para iniciar o fogo use álcool ou produtos específicos para acender como gel. Evite combustíveis como querosene ou gasolina que, além de perigosos deixam um odor nada agradável no ar durante a queima.

                 Encontre lojas que vendem utensílios de churrasco
Espetos em alumínio


Quando o fogo “pegar” o melhor é não ficar mexendo direto no carvão. Apenas a carne deve ser mexida e se o fogo estiver baixando coloque sempre um pedaço de carvão por cima da brasa, com espaço para entrada de ar.

Higiene total
Evite a presença de insetos como moscas... use formas e outros recipientes com tampa. Uma lixeira apenas para as latinhas de bebidas e outra para restos de comida devem ser separados e usar panos descartáveis e aventais para churrasqueiros também são boas ideias para manter tudo limpinho e                                                                   organizado.

Após tudo isso separe o número mais adequado de talheres, pratos e copos para os convidados e tenha um churrasco daqueles.




fonte: HAGAH PR
fotos: produtos Amaral


O corte ideal da carne

Por que o corte da carne faz a diferença?

Aqui vamos nós com mais uma dica para você ter um churrasco nota 10. Você sabia que o corte do seu churrasco pode melhorar e muito a qualidade dele?
Pois é, existem técnicas que auxiliam no sabor e maciez da carne do seu churrasco. Não é só o tempero, os utensílios para churrasco ou a churrasqueira. Com uma faca bem amolada é possível fazer sua família ou qualquer outra pessoa que prove seu churrasco, ir ao delírio.
Para começo de conversa, é preciso uma faca boa e muito bem amolada. Só assim é possível iniciar o processo. Caso contrário, seu esforço terá de ser maior e o resultado será ruim, pois uma lâmina mal amolada deixa as fibras da carne destruídas.
A carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras. Para isso, basta manter a faca na angulação do corte, que deve ser de 90°.
O objetivo do corte é proteger os dentes de ter um esforço maior, que é o corte das fibras. Com isso, os dentes só precisam separar (desfiar) as fibras da carne. Através desse processo, é possível deixar a carne mais macia, diminuir o tempo de assamento, facilitar a entrada de sal e selar a carne, evitando sua perda excessiva de líquidos.

fonte: BarraIce

domingo, 14 de setembro de 2014

Tipos de churrasco pelo mundo
Tema do momento:
Churrasco grego ou Döner kebab

 


















A carne utilizada para se fazer os döner kebabs pode ser de cordeiro, bovina, vitela ou frango e, raramente, porco. Geralmente um sanduíche de döner é servido com uma salada feita de alface fatiada, tomates e cebolas, por vezes com repolho e pepino. Freqüentemente adiciona-se diversos molhos, alguns picantes, ou feitos com iogurte (tzatziki). 

Os donairs feitos da costa atlântica do Canadá são quase sempre feitos com um molho de alho agridoce, chamado de donair sauce. A maioria dos vendedores de kebab na Europa também vendem batatas fritas, que podem ser servidas como acompanhamento, ou enroladas juntamente com a carne e a salada. Por vezes podem-se acrescentar ingredientes ainda mais variados, como homus (pasta de grão-de-bico),tahini (pasta de gergelim) ou queijo branco turco. 

Existem duas maneiras básicas de se preparar a carne para os döner kebabs:

- O método mais comum e autêntico é o de empilhar diversas fatias temperadas de carne sobre um espeto vertical em forma de cilindro. Esta pilha é então assada pelas grelhas movidas a eletricidade ou gás natural localizadas em volta do espeto. Tomates e cebolas podem ser acrescentados ao topo da pilha, para que seus sucos naturais escorram para a carne, mantendo-a úmida.

- Alguns locais mais populares servem uma combinação de carne temperada, fatiada e moída, cozida sobre uma grelha tradicional, como sendo döner kebab. Na Alemanha estabeleceu-se que a proporção de carne moída na mistura não poderia ultrapassar os 60%.

As carnes são cortadas do espeto através de facas muito longas e afiadas, ou, por vezes, facas elétricas - que produzem fatias mais finas, aumentando o número de porções obtidas de uma pilha de carne.


 
Churrasco brasileiro X Churrasco americano
O churrasco é uma preferência nacional, mas, não é só brasileiro que gosta desse tipo de evento. Os americanos também fazem churrascos, entretanto, os dois países usam a grelha de maneira bem diferente.

Churrasco Americano

A grande diferença do churrasco americano para o brasileiro é a carne. Nos Estados Unidos os churrascos são feitos com hambúrguer, salsicha e linguiça. Para acompanhar, as batatas fritas de pacote, chamadas chips, e saladas básicas. Ou seja, totalmente diferente do que vemos aqui no Brasil.
Confira as dicas para fazer um churrasco americano:
  • Hambúrguer e Cheeseburguer: a carne moída deve ser agrupada fazendo o formato de disco do hambúrguer e colocada na grelha. Para o cheeseburguer, é só acrescentar o queijo quando a carne já estiver quase pronta.
  • Hotdogs: As salsichas também são preparadas na grelha, e não cozidas como no Brasil. Depois de prontas, é só acrescentar no pão e disponibilizar ketchup, mostarda e maionese para que cada um se sirva.

Churrasco Brasileiro

O churrasco brasileiro é aquele que a gente já conhece:
  • carne vermelha, grumete de frango, linguiça, coração e salsichão;
  • arroz;
  • salada de maionese;
  • molho a campanha;
  • farofa.
A grande diferença no tipo de carne usada se deve ao fato de a carne ser um produto muito caro nos EUA, e no Brasil, os preços são mais acessíveis.
Mas a ideia é boa! Quer fazer um churrasco diferente e temático? Que tal experimentar o clássico estilo americano de fazer barbecue?

fonte barraice