Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


CONFIRA AS DICAS PARA CONGELAR CARNE EM SUA CASA

Chorizo_NAT_0004

Congelar alimentos pode ser um recurso para quem não tem tempo de ir às compras todos os dias. Mas como qualquer processo de conservação, esse também altera as características originais do produto. Por isso, o ideal é fazer da forma correta e evitar o mínimo de perda possível. A seguir, a zootecnista e Gerente de Controle de Qualidade da Feed, Mariana Masson Guizzo, responde às principais dúvidas sobre congelamento de carne.
Qual o melhor recipiente para congelar carnes?

A melhor forma de congelar carnes, independente do tipo, é em embalagens de vácuo. A ausência de ar garante uma melhor conservação do alimento. Mas como nem todo mundo tem uma máquina de vácuo em casa, o ideal é usar aqueles saquinhos com lacre e retirar o máximo de ar possível antes de levar ao freezer.
Quais as vantagens de se congelar uma carne?

Congelar carne é um processo relativamente simples para aumentar a vida útil do produto.
Quais as desvantagens?

À medida que a carne crua congela, 70% da água presente nela se transforma em cristais de gelo, que crescem e penetram nas frágeis membranas celulares, perfurando-as. Quando a carne descongela, os cristais se desfazem e destampam os buracos que fizeram nas celulas musculares. Nesse momento, todo o tecido muscular deixa vazar um fluido rico em sais, vitaminas, proteínas e pigmentos. Esse processo altera a textura da peça causando perda de qualidade e maciez. Sem contar as alterações sensoriais, principalmente em relação à suculência e ao aroma.
Quanto tempo leva para que a carne esteja totalmente congelada?

Numa temperatura de aproximadamente -18ºC, a carne demora em torno de 4 horas para ser congelada. Mas o tempo varia conforme o tamanho da peça. Por isso, o ideal é evitar congelar peças muito grandes. Divida em porções menores, no tamanho necessário para consumir no seu dia a dia. Tal procedimento evita o desperdício, pois a carne, uma vez descongelada, não deve ser novamente congelada. Carne descongelada só poderá voltar ao congelador como prato pronto.
Por quanto tempo a carne pode ficar congelada e se manter apta para consumo?

O prazo de validade é de até oito meses para carnes em pedaços, seis meses para bifes, no caso das cruas, e três meses para as moídas. As carnes cozidas resistem ao redor de três meses no freezer.
É indicado congelar carnes já temperadas?

Não é bom. Os temperos como cebola e alho têm alteração de sabor quando congelados, além de terem um prazo de validade diferente do da carne.
Por que carnes com osso são vendidas congeladas?

As carnes com ossos são vendidas congeladas devido à probabilidade de uma alteração microbiológica mais acentuada pelo contato com o osso. Ou seja, é uma questão de segurança sanitária imposta por lei no Brasil. Em países como os EUA, por exemplo, não há essa proibição.
Porque os hambúrgueres e carpaccios devem ser vendidos congelados?

Na Feed, hambúrgueres e carpaccios são comercializados congelados para aumentar a vida útil dos produtos. Porções menores propiciam a contaminação microbiana com mais rapidez, por isso o congelamento.
Como descongelar uma carne de forma segura?

O descongelamento das carnes deve ser o mais lento possível, porque assim a quantidade de suco que sai da carne será menor. A temperatura também tem de ser segura, até 2 graus. Por isso, descongele sempre na geladeira, na própria embalagem ou em vasilha bem tampada.
É errado usar micro-ondas ou água quente para descongelar carne?

Não é indicado. O aquecimento estimula a perda do suco da própria carne causando alterações de sabor e suculência. Além disso, tanto o micro-ondas quanto a água quente cozinharão a carne.
Dica para se virar nas situações mais comuns:
  • Antes de assar uma peça grande, descongele na geladeira e tempere a gosto.
  • Se houver pressa, a carne poderá ser descongelada muito bem embalada embaixo de água fria. Nesse caso, a quantidade de suco que vai desprender será maior, por isso é mais indicado usar a carne em molhos e sopas.
  • Carnes para sopas e ensopados podem ir diretamente do freezer para o fogão, mas em água fria.
  • Os bifes devem ser descongelados lentamente na geladeira, para que fiquem macios.
  • Já almôndegas e bifes à milanesa vão direto para o fogo.
  • O suco da carne que fica nas embalagens deve ser aproveitado em molhos, sopas e pratos, porque é muito rico em nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário