COMO FORMAR O BRASEIRO PARA O CHURRASCO
Uma das dicas mais importantes para acertar no churrasco é preparar o braseiro. A quantidade de carvão ou lenha, o ponto perfeito da brasa, a quantidade de calor. Dominando essa parte, 60% de acerto está garantido!
LEITO DE CARVÃO E POSICIONAMENTO DA GRELHA
O leito de carvão deve ser homogêneo e forrar toda a extensão do fundo da churrasqueira. Um dos erros mais comuns é fazer apenas um monte de carvão no centro da churrasqueira, que dificilmente chegará à potência de calor necessária para assar as carnes de modo adequado.
Esse leito deve ter por volta de 10 cm de espessura. E a grelha deve estar a 12-15 cm de distância do leito de carvão e, de preferência, levemente inclinada.
Sim, a grelha deve ficar a uma distância muito mais próxima daquela que em geral as pessoas colocam. Isso vai garantir a quantidade de calor necessária para formar a crosta na superfície da peça e, assim, potencializar seu sabor.
FORMANDO A BRASA
As carnes só devem ir para a grelha quando as brasas apresentam uma película esbranquiçada em sua superfície.
Para atingir esse ponto ideal, o fogo deve ser iniciado 45 minutos antes de começar o churrasco. Esse é o tempo necessário para se obter o ponto perfeito de brasa e, portanto, de calor.
É muito comum vermos por aí colocarem a carne, e em especial as linguiças, antes da brasa estar formada, apenas com o carvão começando a pegar fogo. Muitos acreditam que a gordura da linguiça e da carne vão ajudar a formar a brasa, mas esse é um grande erro e uma das maneiras mais comuns de se estragar carne.
Não por acaso, em grande parte dos churrascos as primeiras carnes a saírem da grelha são as piores, só depois é que o churrasco fica bom… Quem quer soltar boas carnes no ponto perfeito, desde o início do churrasco, começa o processo corretamente e prepara o fogo com antecedência.
Assim que as brasas chegarem ao ponto esbranquiçado o braseiro só precisa ser alimentado, mas já está no ponto para começar o churrasco.
Texto técnico, produção e estilismo culinário: Letícia Massula
Imagens: Luis Simione – Revisão: Valéria Pandjiarjian
Nenhum comentário:
Postar um comentário