Cerveja, uma bebida cheia de história
Essa bebida tão adorada por muitos traz tantas histórias diferentes que não conseguiríamos mostrar todas para vocês em um único texto. Hoje vamos trazer mais alguns dos mitos que envolvem a gelada mais amada do Brasil.
Cerveja: Mitos e Verdades
- Cerveja aumenta o colesterol ruim
Bom, esse é um mito que ainda é muito discutido, porém diversas pesquisam apontam que a cerveja aumenta sim o colesterol. Só que na verdade, ela ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDl. E ainda, quando consumida moderadamente, os antioxidantes e o álcool presentes na cerveja ajudam a reduzir em 35% a chance de doenças do coração.
- Cerveja dá barriga
Essa frase com certeza você já ouviu. O que não se sabe, é que ela não é verdadeira. Se você tomar um copo de cerveja, você ingere 120 calorias, já um copo de suco de laranja possui 300 calorias. Claro que o suco de laranja possui valores nutricionais maiores, mas não é sobre isso que diz o mito. O que pode acontecer, é que a cerveja geralmente é consumida junto com salgadinhos, porções de linguiça, e outros tira-gostos que são extremamente calóricos.
- Cerveja é produzida com elementos químicos
Bom, quem inventou esse não sabe realmente nada sobre cerveja. A bebida é produzida a partir de grãos de cevada maltados, lúpulo e água. O grande sabor da cerveja vem do lúpulo, que são as flores de um tipo de videira. E para acabar de vez com o mito, vamos contar uma surpresa para vocês. A cerveja contém silício, que é um elemento que ajuda no depósito de cálcio e de outros minerais. Sendo assim, ela é ótima para os ossos.
- Cerveja não tem prazo de validade
Essa é uma história que precisa ser encerrada. As cervejas têm prazo de validade sim! As do tipo Pilsen, por exemplo, duram em média 6 meses. Cervejas com maior teor alcoólico podem durar um pouco mais. O modo de armazenagem influencia diretamente no prazo de validade da cerveja.