QUEM NUNCA APRECIOU OU TOMOU UM PORRE DE CACHAÇA QUE LEVANTE O COPO AGORA!
13 de Setembro foi o Dia Nacional da Cachaça. Por isso, resolvemos escrever algumas curiosidades sobre essa bebida brasileira, que faz sucesso no mundo inteiro.
A HISTÓRIA DA CACHAÇA
Obtida através da fermentação da cana-de-açúcar, a cachaça, também conhecida por muitos como aguardente, pinga e caninha, o mais famoso destilado brasileiro, vem ao longo dos anos, solidificando sua posição como bebida exclusiva e genuinamente brasileira.
A geração inicial de colonizadores portugueses no Brasil apreciava a bagaceira portuguesa e o vinho do porto e tentavam produzir essas bebidas para exportar para Portugal, tal qual era feito com produtos alimentícios. Dessa forma, em algum engenho de açúcar, foi, então, descoberto o vinho de cana-de-açúcar, que é o resultado do caldo de cana fermentado, como também dos subprodutos da produção do açúcar, como as espumas e o melaço misturados à água.
Daí em diante, o povo tomou gosto pela cachaça, e ela chegou até a ser proibida pela Corte Portuguesa, por achar que o consumo atrapalhava a retirada de ouro nas minas. Sem resultados, a Corte decide taxar a bebida.
O tempo foi passando, as técnicas de produção foram melhorando e hoje a cachaça já conquistou seu espaço no mercado mundial.
O MERCADO
Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça – Ibrac, atualmente produzimos aqui no Brasil cerca de 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano, e já exportamos para mais de 60 países. Os estados que se destacam na produção é São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. São mais de 40mil produtores, 4mil marcas, 99% do total de produtores são micro-empresas e 1% do total produzido é exportado.
fonte
fonte
NOMES CURIOSOS
Sabemos que o povo brasileiro é muito criativo e não poderíamos deixar de destacar os nomes mais engraçados destas bebidas:
- Chora Pau
- Amansa Corno
- Atrás do Saco
- João Andante (atualmente é “O Andante”)
- Consola Corno
- Kara de Pau
Nenhum comentário:
Postar um comentário