Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MATERIAIS PARA PREPARAR UM BOM CHURRASCO


 Um bom churrasqueiro precisa dispor de equipamentos mínimos, para que do começo ao fim do churrasco, fazer de seu ritual, um belo prato a ser degustado pelos seus convidados.
A lista de material indispensável é a seguinte:

Churrasqueira pré-moldada ou não.

·          Resultado de imagem para churrasqueira
·         Espetos – que tenham o tamanho compatível com sua churrasqueira, deixando apenas os cabos para o lado de fora; para carnes mais pesadas, espetos mais largos e firmes, para salsichões, linguiças, cebolas, miúdos, usamos espetos mais finos; existem espetos especiais também para assar peixes, assim como as grelhas, sem contar os espetos duplos para peças grandes; uma dica importante: lave sempre os espetos ao fim do churrasco, e nunca antes do próximo, pois do contrário o sal e a gordura irão acabar com os mesmos em pouco tempo.
Porém existem opções de espetos e grelhas de alumínio ou inox, que com certeza terão uma durabilidade muito maior.

   

-         Tábua de corte – de preferência, uma grande tábua para ser confortável cortar a carne em cima; o material ideal seria vidro, em segundo lugar, tábuas de polipropileno e, a seguir, tábuas de madeira que teoricamente acumulam mais bactérias,  mas também podem ser esterilizadas em altas temperaturas no forno.

·         Faca de churrasco bem afiada – o ideal é que tenha um peso afiado para a sua mão, em torno de 35x4 cm de tamanho; a faca não deve ser utilizada para abrir latas, nem para cortar ossos de galinha tampouco deve ser passada na água fervendo, que lhe retira o fio.

·         Faca de desossa – geralmente é uma faca mais fina, mas igualmente afiada, utilizada para retirar os ossos de frango, carne e mesmo de peixes.

·         Garfo trinchante – é um auxiliar importantíssimo para o corte da carne na medida em que vai ficando pronta, e em alguns casos para a retirada da carne do espeto.

·         Pinça – no caso de seu utilizar uma grelha, a pinça ajuda a virar lingüiças, salsichas e outros pedaços menores de carne e frango.

·         Espátula – também usada com grelha serve para virar de lado picanhas fatiadas e outros alimentos mais achatados.

·         Carvão – existem vários tipos, sendo que os melhores são aqueles feitos de eucalipto, madeira densa, que não produz cheiro e pouco pó, rende mais que outros tipos; há ainda quem prefira fazer churrasco com lenha (Eucalipto ou Angico defumam), que com certeza deixa um gosto característico e saboroso na carne.

·         Álcool, gel ou outro auxiliar como acendedores inclusive existem elétricos para iniciar o fogo.

·         Chaira (afiador de faca).

·         Sal grosso – o tempero padrão para o seu churrasco.

·         Temperos ervas e condimentos – a seu gosto.

·         Fôrma para temperar a carne – é interessante possuir fôrmas ou recipientes com tampa para o caso de deixar a carne alguns minutos fora da refrigeração, evitando chegada de moscas e outros insetos.

·         Lixeira – sempre surge material que deve ser dispensado durante um churrasco – nem que sejam latinhas de cerveja; a churrasqueira não é lixeira e lá não devem ser colocados nem resto de carne tampouco gordura.

·         Pano descartável e avental de churrasqueiro – uma toalha descartável é útil para que a sujeira que foi retirada não se espalhe para outros locais a serem limpos; o avental é um apetrecho de higiene a mais e pode ser bastante útil para guardar seu fósforo, a faca, a chaira e os panos do churrasqueiro.

Todo processo de assar o churrasco deve ser feito com boa dose de higiene. Desde o material que é utilizado, passando pela carne escolhida e sem esquecer o instrumento mais importante: o churrasqueiro, que deve ter suas mãos e braços bem lavados.

Resultado de imagem para churrasco
E o resultado ficará de dar água na boca.
Bom churrasco.

Resultado de imagem para churrasco

Dicas de uso da grelha Amaral em alumínio


Esse é um recado muito importante para você que adquiriu uma de nossas grelhas em alumínio.


Vale a pena ler e seguir essas dicas:


- evite colocar a grelha sobre a churrasqueira se estiver usando lenha, pois as labaredas em contato direto podem danificar e prejudicar a qualidade do produto. O correto é usar apenas com carvão.


- após o uso deixe-a esfriar para depois lavar com detergente e esponja ou lã de aço, o choque térmico destempera o alumínio.


- se tiver com crostas difíceis de tirar, deixe-a na água se possível de molho, pois ficará mais fácil a limpeza.


- evite também deixar ou guardar a grelha suja e com resíduos pois ficará mais difícil a limpeza, sem contar que o sal e a gordura vão danificar em pouco tempo.


- o alumínio é mais higiênico e não tem a necessidade de deixar no fogo da churrasqueira para "esterilizar" como se tem o hábito de fazer com outros tipos de grelha.


Assim você terá a grelha com a qualidade do material mantida e sempre em estado de nova.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DICA: Como Escolher Uma Picanha

Unanimidade nacional, a picanha é um corte tradicional de churrasco. É facilmente reconhecível por seu formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro,e que não deve ser retirada para assar pois alterará seu sabor e suculência. A picanha é uma carne que varia entre 1kg e 1,5kg. Preste atenção se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,5 kg: peças maiores incluem um pedaço de coxão duro. Se a parte de baixo ainda estiver com "nervura" ou "pele" prateada, retire-a antes de salgar e levar a carne ao fogo. Para assar a picanha em um espeto, corte em fatias grossas, com cerca de quatro dedos de distância entre os cortes. Para preparar picanha na grelha, corte-a em pedaços grossos, para deixá-la mal passada em seu interior, pois a picanha endurece um pouco se passar do ponto certo. Deve ser servida ao ponto ou mal passada.


A Uva em Prol da Saúde: 
O Benefício do Flavonóide e Polifenol

Além de saborosa, a uva traz muitos benefícios para a nossa saúde. Uma substância presente na casca da fruta, conhecida como flavonóide, é responsável por maravilhas no corpo humano. Conhecida com um grande antioxidante natural, ela retarda o envelhecimento das células e inibe os radicais livres.
Mas há uma diferença nas cores das uvas e nos benefícios dessa substância.
- Uva Vermelha
Ajuda a prevenir as doenças do coração, rejuvenescendo e evitar doenças do intestino, fígado e abdômen. Para alcançar esse benefício, recomenda-se tomar meia taça de vinho por dia, independente do horário.
- Uva Verde
Um poderoso agente contra vírus e bactérias, uma pesquisa da Universidade de Harvard descobriu que o polifenol, presente na fruta, é indicado para manter a pele jovem e saudável. Lembre-se de tomar um cálice da bebida ou comer uma porção da fruta diariamente.
Além de todos os benefícios, a uva é conhecida por ser uma fruta diurética, ativando o funcionamento dos rins.
Benefícios Flavonóide e Polifenol