Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Como fazer churrasco de músculo marinado


É claro que a picanha é o corte favorito para o churrasco, mas existem outros cortes que podem ficar deliciosos no seu churrasco se bem preparados. Um desses cortes é o músculo bovino, como esse da nossa linha Dia a Dia.
O músculo não é, a princípio, a escolha ideal para a grelha ou churrasqueira, mas isso pode mudar completamente com um pouco de preparação que irá surpreender os seus convidados. Para preparar esse músculo na churrasqueira, é importante planejar a frente e ter paciência na hora de assar. 
Para esse assado de músculo, você precisa dos seguintes ingredientes:
  • 1 peça inteiro de músculo bovino, traseiro, limpo
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 1 cebola média descascada e cortada em cubos
  • 1 copo de água filtrada
  • 1 cenoura pequena raspada e cortada em rodelas finas
  • 1 colher de café de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 200g de bacon cortado em formato palito
Se necessário, limpe o músculo. Depois, com uma faca de corte fino e bem afiada, faça furos por todo o múscul, preencha com os palitos de bacon e reserve.
Agora é a hora de fazermos a marinada: em um recipiente refratário de vidro ou plástico (nunca de metal), misture todos os outros ingredientes, mergulhe a carne na marinada e deixe na geladeira durante 24 horas. É fundamental que a carne fique marinando por 24h, pois como você pode ver, não utilizamos sal ou pimenta e ela precisa absorver os sabores de todos os outros ingredientes para ficar saborosa.
Caso você deseje colocar sal, só faça isso na hora de assar. Se você colocar sal na marinada, ela irá desidratar a carne que ficará seca e dura.
Na hora de assar, retire a carne da marinada e enrole em cinco voltas de papel celofane especial para churrasco. Leve à grelha a uma distância de 45cm do braseiro forte por cerca de 2 horas, virando-a a cada meia hora para obter um assado uniforme.
Passadas duas horas, retire o papel celofane com cuidado para não se queimar e deixe assar por mais cinco minutos virando para dourar a carne. Deixe a carne descansar alguns minutos, fatie e sirva com batatas assadas!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cachaça

QUEM NUNCA APRECIOU OU TOMOU UM PORRE DE CACHAÇA QUE LEVANTE O COPO AGORA!


13 de Setembro foi o Dia Nacional da Cachaça. Por isso, resolvemos escrever algumas curiosidades sobre essa bebida brasileira, que faz sucesso no mundo inteiro.

A HISTÓRIA DA CACHAÇA

Obtida através da fermentação da cana-de-açúcar, a cachaça, também conhecida por muitos como aguardente, pinga e caninha, o mais famoso destilado brasileiro, vem ao longo dos anos, solidificando sua posição como bebida exclusiva e genuinamente brasileira.
A geração inicial de colonizadores portugueses no Brasil apreciava a bagaceira portuguesa e o vinho do porto e tentavam produzir essas bebidas para exportar para Portugal, tal qual era feito com produtos alimentícios.  Dessa forma, em algum engenho de açúcar, foi, então, descoberto o vinho de cana-de-açúcar, que é o resultado do caldo de cana fermentado, como também dos subprodutos da produção do açúcar, como as espumas e o melaço misturados à água.
Daí em diante, o povo tomou gosto pela cachaça, e ela chegou até a ser proibida pela Corte Portuguesa, por achar que o consumo atrapalhava a retirada de ouro nas minas. Sem resultados, a Corte decide taxar a bebida.
O tempo foi passando, as técnicas de produção foram melhorando e hoje a cachaça já conquistou seu espaço no mercado mundial.

O MERCADO

Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça – Ibrac, atualmente produzimos aqui no Brasil cerca de 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano, e já exportamos para mais de 60 países. Os estados que se destacam na produção é São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. São mais de 40mil produtores, 4mil marcas, 99% do total de produtores são micro-empresas e 1% do total produzido é exportado.
fonte
Cachaça brasileira

NOMES CURIOSOS

Sabemos que o povo brasileiro é muito criativo e não poderíamos deixar de destacar os nomes mais engraçados destas bebidas:
  • Chora Pau
  • Amansa Corno
  • Atrás do Saco
  • João Andante (atualmente é “O Andante”)
  • Consola Corno
  • Kara de Pau