Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Estudo brasileiro pode ajudar a deixar a sua carne de churrasco mais macia 

Maciez da carne é um dos elementos que mais agrega valor ao alimento
  • Maciez da carne é um dos elementos que mais agrega valor ao alimento
Churrasco com carne dura não dá, né? Pois um estudo brasileiro pode diminuir bastante esse problema. Cientistas brasileiros da Esalq da USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) se debruçaram por três anos sobre os bovinos para descobrir genes que impactam na maciez da carne. Tal novidade pode chegar, no futuro, ao seu prato.
O estudo identificou alguns pontos importantes que podem fazer um bovino ter carne macia ou não. Isto pode ser benéfico para quem consome carne e para a indústria alimentar do país – o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, segundo o IBGE. Para Tássia Mangetti Gonçalves, uma das cientistas envolvidas, o estudo pode gerar uma "nova era na ciência animal".

A pesquisa

Para o estudo, foi analisado o DNA da raça Nelore, que representa cerca de 80% do gado brasileiro. Passo a passo, os cientistas investigaram quais bois tinham genes deletados e quais continham os mesmos genes com muito mais cópias do que um animal considerado comum. O segundo objetivo foi analisar o impacto fisiológico e fenotípico por conta da ausência ou da abundância desses genes.
E qual foi o resultado? Pois bem: o grupo de pesquisa percebeu que a maciez da carne pode ser regulada pelo metabolismo do animal, com destaque para a morte celular programada. Os cientistas ainda identificaram diferenças nos genes de bovinos com o que já havia sido descrito em pesquisas anteriores. Isso mostra que outros genes podem ser responsáveis pela maciez das carnes.
Uma das grandes novidades é a identificação de microRNAs que são potenciais reguladores da maciez do animal. A pesquisa continuará, mas com os dados já coletados pode ser realizada uma melhor seleção dos bovinos.
Com informações da Agência USP

CURIOSIDADE: Churrasco Saudável, Miolo de Alcatra

GUIA DO CHURRASCO SAUDÁVEL

Dieta em dia, alimentação regrada, exercícios físicos e foco na melhoria dos hábitos alimentares. Tudo certo, até você se dar conta que amanhã é feriado e com isso uma mensagem chega para instalar o caos: “Churras amanhã, prepare-se”. A gente encontra a turma, toma uma Coca aqui, outra ali, pega um pedaço de picanha, depois mais outra fatia. Conversa vai, conversa vem, no fim do dia o resultado é um saldo chocante de calorias (e de muita gordura) espalhadas pelo corpo.

Por outro lado, não tem a menor graça ir a um evento desses e ficar só na salada por causa da dieta. Ninguém merece! Por isso mesmo, preparamos o guia do churrasco saudável: para você aproveitar ao máximo esse momento e comprometer o mínimo o seu programa pró-curvas. Outros tipos de carne e peças menos gordurosas estão entre as sugestões. Confira abaixo:

Miolo de alcatra é a melhor escolha quando o assunto é um churrasco saudável. Além de saboroso, esse corte é o mais magro. Porém, pelo fato de terem pouca gordura, essas carnes podem ficar muito secas depois de assadas, mas basta não esquecê-las na churrasqueira.

Prefira o frango sem pele, já que ela acumula muitas calorias. O frango é mais saudável que a carne vermelha, mas o peixe ganha de todos, além de ser mais magro, o peixe é digerido com mais facilidade e é rico em ômega 3, um grande aliado do coração.

Para acompanhar a carne, nada melhor do que uma porção de salada variada, com folhas como rúcula e agrião, palmito, tomate e diversos outros vegetais. Já as frutas também são muito bem vindas, pois incluem fibras, vitaminas e minerais às refeições.

Os sucos de frutas podem ser uma alternativa aos alcoólicos, já que possuem menos calorias e são mais saudáveis.


EVITE:

  • Alimentos como a linguiça devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, sódio e gordura, que provocam retenção de liquido e aumento de peso.
  • Não adianta se matar na salada e depois comer um monte de pão francês com farofa ou maionese – eles são fontes de carboidrato simples e não contribuem significativamente para a dieta.
  • Por possuir muitas calorias (103 Kcal por unidade), o queijo coalho deve ser consumido em pequenas quantidades.
  • As bebidas alcoólicas, além de serem calóricas e facilitarem o acúmulo de gordura, são prejudiciais à saúde, quando consumidas em excesso. Modere a quantidade dessas bebidas.
  • O refrigerante deve ser deixado de lado, pois contribui para a retenção de líquido e possui muito açúcar, sódio e conservantes.