Powered By Blogger

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Delícias do sul: entenda as diferenças entre o churrasco gaúcho, uruguaio e argentino


Uns dizem que a técnica surgiu quase que por instinto, outros, porque era o método mais fácil de assar uma carne. Divergências à parte, certo mesmo é que todo churrasco tem um sabor e uma receita especial. Há vários tipos, inclusive: churrasco gaúchochurrasco uruguaio, churrasco argentino, tem até churrasco de espetinho, que faz o maior sucesso nas ruas da Capital. 



O churrasco uruguaio, mais conhecido como assado, é preparado da mesma maneira que o argentino. A carne é feita sobre uma grelha e o fogo é aceso com lenha e não com carvão como no Brasil. Porém, os cortes da carne uruguaia são diferentes dos cortes encontrados no Brasil e na Argentina. Lá, quase qualquer parte do gado vai parar na grelha.
A principal diferença entre o assado argentino ou a parrilla argentina e o churrasco gaúcho é a distância da carne em relação à fonte de calor. Os gaúchos preferem deixar a brasa afastada da carne, já os argentinos preferem churrasqueiras ou (parrillas) rasas. A espessura da carne também é diferenciada, é mais generosa e geralmente vem acompanhada de papas (batatas) fritas. Em uma legítima parrilla não podem faltar o vacio (ponta de agulha), o assado de tira (costela) e o ojo de bife (contrafilé). 



Para a maioria dos gaúchos, churrasco é no espeto; já o assado é na grelha ou no forno. Porém, na região da fronteira pela influência dos hermanos (argentinos e uruguaios) a carne costuma ser assada bem próximo às brasas. Já na região da Campanha, o fogo é feito no chão. Os espetos são fincados em pé, ao redor da brasa e a lenha é queimada em uma vala. Fato é, que tanto no Brasil como nos outros países do Mercosul, o churrasco desperta paixões e muitas opiniões. Mas é o paladar que define na prática qual é o churrasco mais saboroso.

O CHURRASCO ARGENTINO


churrasco
Em nenhum outro país do mundo a carne bovina é tão celebrada nem faz tanto parte da vida diária como na Argentina. Os argentinos comem carne bovina de todas as formas: empanada, frita, enrolada, recheada, em fatias, combinada com passas, azeitonas e ovos em empanadas, e talvez da forma mais irresistível de todas: diretamente da parilla, ou grelha, como parte do asado argentino. A palavra asado significa carne assada, porém todos concordam que na verdade é um churrasco.
Acostumados aos tradicionais rodízios, os brasileiros estão conhecendo a forma hermana de se servir costela, contrafilé e outras carnes nobres. O bife argentino é relativamente magro, com sabor pronunciado que, segundo os argentinos, é o verdadeiro sabor do bife, atribuído ao fato de o gado se alimentar de relva enquanto caminha em enormes extensões de terreno, ao invés de ser engordado com rações e hormônios de crescimento.
Outra característica que contribui para a qualidade da carne é a Argentina ser um país plano (diferente do Brasil, que possui morros). Isso faz com que o boi não faça tanto esforço e, assim,  desenvolva uma carne com mais gordura e menos músculos. Além disso, os bois também são criados  em confinamento – os animais não se movimentam muito, contribuindo para uma carne mais macia.
Para os argentinos, o que acompanha um bom churrasco é o vinho. Enquanto os brasileiros associam a carne com cerveja, eles bebem o considerado “tesouro vinoso nacional”, o vinho Malbec.
Uma boa dica é harmonizar com o especialíssimo Nieto Senetiner Malbec
Bom apetite!

fonte: Menuespespecial

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CURIOSIDADES: Churrasco Também é Saudável



"VOCÊ SABIA? CHURRASCO TAMBÉM É SAUDÁVEL!

Muito se diz sobre o consumo de carne e a saúde, mas poucos sabem que a carne é um alimento indispensável para a dieta equilibrada que nosso corpo precisa, pois é rica em diversos nutrientes essenciais para nossa saúde. Para se ter uma noção, a carne vermelha é rica em proteínas, ferro, vitamina B12, além de minerais e zinco.rodizio-sal

É claro que, como todo outro alimento, ela deve ser consumida dentro de padrões de qualidade e sem exageros. Além disso, de acordo com um documento publicado pela Embrapa, em 2000, a carne bovina é tão saudável quanto a carne branca de frango sem pele, se comparados os teores de gordura e colesterol. Da mesma forma que o contrafilé bovino em comparação ao lombo suíno.

Outro aspecto importante é o tipo de preparo: prefira sempre os que não levam muito óleo, como os grelhados e assados. E vale lembrar que para desfrutar de seus benefícios é preciso inserir este alimento em uma dieta saudável, com o consumo de frutas, legumes, verduras e outros nutrientes.

Agora já dá para comer um delicioso churrasco sem peso na consciência, hein?"
CHURRASCO NOTA 10!

Que tal convidar os amigos e parentes para saborear uma carne fantástica, recém-saída da grelha? O programa, superagradável, começa no almoço e não tem hora para acabar. É um pedacinho de linguiça aqui, uma fatia de picanha ali, e quando você percebe, já anoiteceu. Tudo isso acompanhado de um ótimo bate-papo e muita diversão. Ficou animado? Então, chame a turma, coloque as bebidas para gelar, acenda o fogo da churrasqueira e prepare-se. Aqui você vai encontrar todas as dicas para fazer um excelente churrasco.

Petiscos para entrar no clima
O ideal é servir aperitivos leves, como palitos de salsão, cenoura e pepino, crocantes e fresquinhos, para manter a fome dos convidados. Mas, se preferir, distribua porções de linguiça fatiada, costelinha, coração de frango e mandioca frita.

Invista na variedade
A carne é a atração principal. Por isso, ofereça cortes diversos, que agradem a todos os convidados. “Contrafilé e alcatra são as melhores opções para se fazer um bife na churrasqueira”, aconselha Marcos Bassi, um dos maiores conhecedores do assunto, proprietário do restaurante Templo da Carne. Picanha, costela, linguiça, entrecôte, bisteca de porco, coxa e asa de frango também fazem sucesso. 

Atenção à quantidade
“Calcule, em média, 500 gramas para os homens e 300 gramas para as mulheres. Crianças de até 8 anos costumam comer menos, por volta de 150 gramas”, comenta Marcos. Mas é importante considerar o tipo de corte servido - já que muitos contêm grande quantidade de ossos e gorduras – e as opções de acompanhamento oferecidas. 

Na hora do preparo
- Atenção à temperatura da grelha. “Ela deve estar bem quente, para que a carne fique grelhada, e não cozida”, ensina Marcos.
- Coloque pouco carvão na churrasqueira, acenda o fogo e deixe o carvão em local próximo. “À medida que perceber que a labareda está enfraquecendo, acrescente mais carvão. Mas adicione sempre aos poucos, para evitar as chamas fortes, que podem queimar a carne”, aconselha Bassi.
- Para um toque especial, tempere a carne com o Potinho de Caldo Knorr. Já o Meu Frango é ideal para realçar o sabor e o aroma do frango. Práticos de usar, basta besuntar a peça com seus temperos preferidos e levá-la à grelha, para obter
 um churrasco irresistível!