Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Cortes argentinos: conheça os principais e mais aclamados cortes do país


O churrasco argentino é muito famoso no mundo inteiro. Seus cortes possuem qualidade exemplar, fator que contribui para a experiência de degustação e a qualidade do churrasco. Para garantir que você terá um toque deste país em seu churrasco, separamos quais são os principais e mais aclamados cortes argentinos.

Bife Ancho

Bife Ancho é um dos cortes argentinos mais cultuados em todo o mundo. Retirado da parte dianteira do contrafilé, o bife ancho é muito saboroso, suculento e macio, tudo por conta de seu marmoreio, que se estende por todas as fibras.

Bife de Chorizo

Ao lado do Ancho, o Bife de Chorizo ajudou a colocar a Argentina como referência em churrasco por todo o mundo. Apesar de ser retirado da parte traseira do contrafilé, o Bife de Chorizo está localizado em um ponto da peça que o efeito do esforço realizado pelo animal é mínimo, bem no miolo. Muito macio e de sabor marcante, esse é um dos melhores cortes argentinos.

Tapa de Cuadril

O nome pode soar estranho, mas você conhece muito bem a Tapa de Cuadril. Afinal, ela nada mais é do que a Picanha da terra do tango. Por mais que não seja um dos cortes preferidos dos argentinos, a Tapa de Cuadril fica excelente na parrilla, principalmente quando feita em suculentos bifes de tiras.

Colita de Cuadril

A Colita de Cuadril é localizada na área do quadril, ou área abdominal, do boi. Apesar de ser considerada uma peça leve e magra (com teor médio de gordura de 5%), possui uma generosa capa de gordura externa, o que a deixa com textura, gosto e suculência acima da média. Para nós, essa peça equivale a Maminha.

Vacío

Bastante popular na Argentina, esse corte é equivalente a nossa Fraldinha, ou seja, é uma peça muita saborosa! Bastante fibrosa, quando servida ao ponto garante suculência e maciez. Por isso, ela é muito usada em churrascos.

Asado de Tira

Quem é profissional na arte do churrasco sabe que boa parte das peças mais saborosas estão perto do osso. O Asado de Tira, corte realizado da costela do boi, tem um gosto muito caraterístico e faz um grande sucesso entre os churrasqueiros argentinos.

Lomo

Trata-se do Filet Mignon do animal. Retirado da região dorsal do boi, o Lomo pode ser feito na grelha ou na chapa. Nossos hermanos, assim como nós, têm nessa peça uma referência em cortes de carne Premium!

De fato, nossos vizinhos gostam muito de churrasco. Logo, isso é refletido diretamente na qualidade dos produtos consumidos por eles, tornando-os grandes exportadores. O Brasil, por exemplo, é o maior importador de Picanha Argentina.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Por que a carne Angus é tão gostosa?

Muito apreciada, a carne Angus é conhecida como uma das mais saborosas. O Ribeye, o Short Rib e a lendária Picanha destacam-se nos churrascos. De origem escocesa, a raça Angus vem sofrendo algumas modificações desde 1800, o que contribuiu muito para sua altíssima qualidade, que atende ao rigoroso mercado europeu. Atualmente, essa espécie é criada em quase todo o mundo e, no Brasil, já representa o segundo maior rebanho de corte. Conheça três motivos que fazem dessa carne sucesso entre os amantes de um bom churrasco.
  1. Gordura

A carne Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura, espessura considerada por muitos especialistas como perfeita, por não ser nem muito fina, nem muito grossa. Esse equilíbrio garante suculência, maciez e sabor.
  1. Marmoreio

Por ser rica em gordura entremeada, dizemos que a carne Angus possui alto nível de marmoreio. Essa é uma característica genética dos animais dessa raça e o que determina a nobreza de seus cortes. Quanto mais rica em marmoreio, mais suculenta, macia e saborosa é a peça.
  1. Preparação

Na preparação da carne Angus, a gordura entremeada começa a derreter pela ação do calor e se espalha por todas as partes do corte, aumentando consideravelmente seu sabor e tornando-a mais macio. Isso significa que, se for preparada da forma correta, os cortes de Angus ganham ainda mais sabor e tornam seu churrasco um sucesso.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Por quê a carne argentina é considerada uma das melhores para churrasco?

A Argentina é um país muito conhecido por alguns fatores específicos: o tango, a famosa culinária, bebidas como o mate e o vinho, todo charme de Buenos Aires e é claro, o Futebol. No entanto, um outro componente virou sinônimo argentino. Trata-se da qualidade de seus cortes de carne, fator esse que levou o país a ser reconhecido como um dos maiores e mais famosos produtores de carne bovina do mundo.
Mas afinal, por que essa carne é tão cultuada no universo do churrasco? Quais suas principais características? Confira nosso artigo e entenda os motivos que ajudam a explicar o fascínio pelo produto argentino.

Tipos de raças

Um dos motivos que ajudam a explicar a fama dos cortes de carne argentinos está nas raças dos animais de corte. Por lá, a cria dos gados é dada predominantemente por duas espécies: o Angus e o Hereford. Por serem de origem britânica, essas raças têm uma adaptação perfeita com climas frios e relevo natural da Argentina, que possui muito solo plano.

Criação: o grande segredo

Na Argentina, os pastos são apontados como um dos principais fatores pelos bons cortes de carne produzidos pelo país. Por lá, os gados são criados em pastos que ficam em regiões planas e baixas das Pampinas, parte central da Argentina. Com pastagem em abundância, o boi faz um esforço mínimo para se alimentar.
Essas características dos pastos argentinos têm forte impacto na qualidade da carne. Como o gado não precisa ficar gastando energia, subindo morros e se exercitando à toa em busca de comida, ele não cria músculos. Na prática, isso é sinônimo de um animal que produz carnes mais macias.

Sem pressa para a hora do abate

Outra particularidade interessante está no abate. Na Argentina, os bois só são abatidos por volta dos 2 anos de idade, ou seja, entre 20 e 24 meses de vida. Nesse tempo, estima-se que o animal tenha o peso ideal para o abate, algo que se aproxime de 450kg. No Brasil, para se ter uma ideia, os bois de raça zebuína são levados ao abate 6 meses antes do gado argentino, sabia? E esse fator influencia na qualidade dos cortes, ou seja, se o boi é muito novo, a carne fica sem sabor. Se ele é muito velho, o corte será duro. Os argentinos encontraram esse equilíbrio com um período de abate perfeito.
De fato, a Argentina é famosa pelos elementos que ajudam a compor sua cultura. Os motivos que tornam os cortes argentinos tão famosos, nos levam a mais um fator para incluir em seus costumes: o cuidado. O zelo que os argentinos têm com sua carne, desde a criação até o momento do fornecimento, não são apenas exemplos de como produzir um ótimo produto, mas também de como cultivar uma cultura.
Entenda mais sobre o cuidado, trabalho e amor que os argentinos colocam na sua produção de carnes, agregando um toque genuinamente Hermano ao seu churrasco!

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Faça calor ou frio, chuva ou sol, o churrasco sempre tem seu espaço no cardápio de qualquer brasileiro. Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social. Por isso, é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família em torno de saborosas carnes preparadas na brasa.
Existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável, para que ele seja um verdadeiro sucesso. Separamos aqui as principais dicas para você fazer o seu!

1- Planeje bem o seu churrasco

fazer um churrasco - planejamento
O churrasco deve ser muito bem planejado antes de ser executado. Isso significa pensar em todos os detalhes que serão necessários para que ele seja um verdadeiro sucesso.
Um detalhe muito importante do seu planejamento ao fazer um churrasco é o momento de acender o carvão. Para que ele esteja pronto para grelhar suas carnes é preciso de, no mínimo, uma hora de contato dele com o fogo. Quando o carvão ganhar uma coloração branca – ou cinza clara – é sinal de que a brasa está pronta para receber a carne.
Não se esqueça de que, depois disso, a sua carne pode levar mais uma hora para chegar ao ponto ideal de consumo.

2- Vá além do sal grosso no tempero

fazer um churrasco - tempero
O sal grosso é o principal tempero utilizado nos churrascos brasileiros – e você provavelmente sabe disso muito bem. Entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos que podem dar muito certo nas suas carnes.
Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixa-la mais saborosa. É importante sempre se lembrar de colocar o sal primeiro na carne, esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os outros ingredientes.
Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas – como sal de aipo, alho e ervas – para dar mais sabor à sua carne.
Lembre-se somente que é preciso ter um pouquinho de atenção na hora de salgar as peças ao fazer um churrasco:
  • Adicionar o sal somente no momento de grelhar as carnes (para não perder a suculência);
  • Evitar o excesso de sal em carnes já fatiadas (já que elas absorvem o conteúdo mais facilmente).

3- Lembre-se dos acompanhamentos ao fazer um churrasco

fazer um churrasco - acompanhamento
Um bom acompanhamento de churrasco não deve disputar com o sabor da carne, como também não deve se sobrepor a ela. Ele precisa ser o complemento perfeito para aquele alimento específico.
O carboidrato nunca deve faltar em um churrasco. Por esse motivo, as carnes sempre são servidas acompanhadas de farinha, farofa, arroz, pães e batatas.
As batatas, especificamente, são consideradas o acompanhamento perfeito da carne. Se você opta por assá-las na grelha, embrulhadas em papel alumínio por 30 minutos, ficam perfeitas!
A salada de folhas também é um excelente acompanhamento para suas carnes. Escolha folhas com sabor mais forte e picante, como o agrião e a rúcula. Evite montar pratos com maionese ou outros ingredientes muito gordurosos. Lembre-se que as carnes têm um teor mais alto de gordura e, por isso, demandam complementos mais leves.

4- Prepare alguns molhos para as carnes

fazer um churrasco - molhos
Ao fazer um churrasco, você pode escolher servir suas carnes acompanhadas de molhos específicos. Um clássico é o vinagrete, que deixa a carne mais saborosa e picante. Você também pode escolher servir um saboroso molho de chimichurri.
Para prepará-lo, basta:
  • Picar dois maços de salsinha e uma cabeça de alho;
  • Adicionar orégano, duas colheres de sopa de molho de tomate, azeite, sal e pimenta à gosto;
  • Depois de reservar a mistura por uma hora, ela está pronta!

5- Use a técnica certa para assar as peças

fazer um churrasco - preparo
O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.
De maneira geral, é ideal colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos. Assim elas vão selar a superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, esse inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes.
Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças seladas para um espaço na grelha mais distante do fogo. Assim ela vai grelhar de maneira homogênea.
Um cuidado importante que devemos ter no preparo é com as labaredas de fogo, causadas geralmente por gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Nunca jogue água para apagá-las. 

6 – Acerte o volume de carne por pessoa

fazer um churrasco - volume
Apesar de você conhecer pessoas que comem muita carne no churrasco, é importante saber calcular um volume médio para evitar o desperdício.
Recomenda-se, geralmente, cerca de 400g de carne por pessoa. Depois de somar o número de participantes do churrasco, você divide o volume total de carne calculado entre os tipos de peça que pretende comprar.
Por exemplo: um churrasco para 10 pessoas deverá preparar cerca de 4 kg de carne (preferencialmente dois tipos de entrada e dois tipos de peças maiores). Você pode dividir esses 4 kg em: 1 kg de picanha, 1 kg de fraldinha, 1 kg de frango e 1 kg de linguiça. Dessa maneira, sua lista de compras está pronta!
7 – Faça uma lista das carnes que não podem faltar
fazer um churrasco - tipos carnes

Um bom churrasco conta com as carnes certas para esse tipo de preparo. Garanta que na sua lista de compras não falte pelo menos um dos tipos de carne: Picanha; Maminha; Fraldinha; Frango; Miolo de alcatra; Contra filé; Costela de boi; Linguiça;

8 – Ouse grelhando frutas e vegetais

fazer um churrasco - vegetais
Para finalizar a sua missão de fazer um churrasco de sucesso, que tal ousar na preparação de outros ingredientes? Grelhar algumas frutas e vegetais pode ser uma boa ideia para oferecer uma alternativa diferente para seus convidados.
Algumas frutas, como o abacaxi, a manga, a carambola e a banana combinam bastante com a preparação grelhada. Elas podem ser servidas junto com as carnes ou até mesmo como uma sobremesa.
Os legumes, como a berinjela, abobrinha e pimentão, também vão bem à grelha, especialmente se pincelados com um pouco de azeite de oliva e um pouco de sal. Eles são ótimas opções para acompanhar suas carnes.