ONDE SURGIU O RODÍZIO DE CHURRASCO?
Você sabe quem criou o rodízio de carnes assadas?
"Apesar de os gaúchos serem considerados os maiores apreciadores de churrasco do País, o rodízio de carnes assadas, também popularmente conhecido como "espeto corrido", não foi criado nos pampas.
O "espeto corrido", modalidade de serviço em que as carnes são servidas em rodízio de variedades, surgiu há cerca de 45 anos, em Londrina, no Paraná. Mas os gaúchos podem ficar tranquilos com a sua fama. O responsável pela inovação foi Albino Ongaratto, proprietário de um restaurante de beira de estrada, nascido no Rio Grande do Sul.
A novidade aconteceu pela necessidade. Certo dia, o restaurante estava lotado, a churrasqueira operava com a capacidade máxima e os garçons não conseguiam atender todos os clientes. Então, Albino teve uma iluminação. Mandou sua equipe servir todas as mesas com porções de carne em vez de largar um espeto em cada. Estava criado o "espeto corrido", que até hoje é responsável pela felicidade dos admiradores do churrasco.
Apesar de não se ter uma ideia exata sobre a origem do churrasco, presume-se que tenha surgido com a descoberta do fogo e a percepção pelos homens de que a carne ficava mais macia quando era assada. No continente sul-americano, o prato popularizou-se no extremo Sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai durante o século XVII, quando essas regiões eram ocupadas por uma grande quantidade de gado selvagem."
O ESPETO QUE TEM HISTÓRIA
Churrascaria Limozini, há 20 anos na cidade, é comandada por Roque Ongaratto,
sobrinho do homem que inventou o espeto corrido.
"A história da Churrascaria Limozini – e também de todas as churrascarias que trabalham com espeto corrido – começa há 45 anos, num restaurante de beira de estrada arrendado por Albino Ongaratto. Expansivo e alegre, o gaúcho Albino havia trabalhado antes como caminhoneiro. Certo dia, a casa estava cheia e a churrasqueira, sobrecarregada. Foi quando Albino teve uma excelente idéia: em vez de servir apenas um espeto em cada mesa, mandou os garçons servirem todos os espetos em todas as mesas. Estava criado rodízio de churrasco – que até hoje persiste como paixão nacional.
Quem gosta de contar essa história é Roque Ângelo Ongaratto, sobrinho do inventor do espeto corrido e dono da Churrascaria Limozini, que existe há 20 anos em Londrina, na Avenida Tiradentes. “Os donos de postos em rodovias ficaram sabendo que havia um cara servindo em sistema de espeto corrido e procuraram meu tio. Todos essas grandes redes de churrascarias do Brasil – Fogo de Chão, Porcão, Oásis, Bovino’s – começaram com o meu tio”, afirma Roque. Albino chegou a manter 170 restaurantes no país. No começo, eram todos em beira de estrada. Mas depois chegaram aos grandes centros urbanos. “Foi meu tio que criou a Estrela do Sul, no Rio de Janeiro.”
Na Limozini, Roque Ongaratto segue a tradição da família. Nascido em Encantado (RS), Roque trabalhou no Rio como garçom, teve seu primeiro restaurante em Marília (SP) por uma década e está desde 1988 em Londrina, à frente da Limozini (antiga Chiesa). Seus irmãos e irmãs têm churrascarias em Guarapuava, Mogi-Mirim, Campinas, Araçatuba, Fernandópolis...
A Limozini serve em média 9 mil clientes por mês. A razão do sucesso, para Roque, está em duas prioridades da casa: carne e atendimento. “Minha carne é de primeira, toda de frigorífico. Nesse ramo, quando a carne é boa, é boa; quando é ruim, é ruim. Não tem meio-termo.”
O time de garçons da Limozini é experiente e seguro. Eles sabem fazer aquela perguntinha mágica: “Que carne o senhor prefere?” A casa serve 20 variedades de carne. Picanha e carneiro são os carros-chefes, mas os clientes também apreciam a alcatra, a maminha, o filé mignon com queijo, o cupim. O bufê de saladas e pratos quentes é bastante variado. “O ramo das churrascarias evoluiu muito, em todos os sentidos. Há 20 anos, o bufê tinha só maionese, arroz, alface e tomate. Quem não evoluiu, fechou”, avalia Roque Ongaratto."
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/onde-surgiu-o-rodizio-de-churrasco,d418d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=823198&tit=O-ESPETO-QUE-TEM-HISTORIA