Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de março de 2015

DICA: Grelha ou Espeto?




Existe uma diferença entre grelhar e assar uma carne. Os grelhados devem ficar a 15 cm da brasa, e a grelha deve estar bem quente, para “selar” a carne. Esta maneira é ideal para preparar bifes e postas de carne, que não devem estar nem muito finos, pois ficam ressecados, nem muito grossos, para não ficarem crus no meio. A parrilla argentina é um tipo de grelha inclinada com cortes em V, que escorrem a gordura para uma canaleta, evitando as labaredas. Os argentinos costumam jogar um pouco da gordura em cima da carne para deixá-la mais saborosa e suculenta.     
  
Os assados são os cortes maiores, como a costela e o cupim, em peça inteira no espeto, que deve ficar a 40 cm da brasa. Esse método é mais demorado e indicado para cortes mais gordurosos, que ficam bem macios e saborosos com o derretimento da gordura. A costela e o cupim podem ser envolvidos em papel alumínio ou celofane para assados e ficar bastante tempo na brasa, para ficar com a carne quase desmanchando de tão macia e com sabor incomparável!

Dica: as carnes no espeto podem ficar mais secas, pois o espeto fura a carne, retirando os sucos. Por isso, deixe o espeto ficar bem quente antes perfurar, assim ele tosta a carne por dentro quando a atravessa, evitando a perda de líquidos.
                            

Churrasco na visão de homens e mulheres

churrasco

Observe um casal que vai a um churrasco, ele está indo encontrar os amigos, dar risada, falar bobagem, falar de futebol, falar mal do presidente, beber um monte de cervejas e até comer um ou outro pedaço de carne grelhada. Ela está indo almoçar.
Mulheres comem salada verde, maionese, arroz, pão com vinagrete, bebem refrigerante diet, comem linguiça, frango ou carne bem passada (bife de preferência) e ficam aguardando a sobremesa.
O homem toma um monte de cerveja enquanto espera a mulher acabar de comer, quando chega a sua hora vai fazê-lo em pé e direto da fonte, a tábua do churrasqueiro.
Carne mal passada, até comemos linguiça também, particularmente não tenho nada contra o frango, mas o barato do churrasco é a carne mesmo. Como não há pressa agora podemos comer aquela costela que ficou horas esperando ser devorada e está soltando os ossos, o mesmo vale para a costeleta de porco com um pouquinho de limão espremido por cima. Sobremesa? Acho que não.
Há até um e-mail que circula pela Internet que fala sobre essas diferenças e ilustra bem o que estou querendo dizer aqui, o homem não precisará lavar louça após o churrasco porque comeu quase tudo com a mão e nem sujou prato, guardanapo? Pra que? O povo limpa a mão na bermuda e a boca na manga da camisa mesmo.
Sei que tudo o que escrevi pode ser exagerado, não corresponde a totalidade dos casos e muito menos pretendo gerar polêmica, é só uma oportunidade de descontrair um pouco.

Grande abraço a todos os fãs do bom churrasco...